Porque e quando usar uma landing page
Muitos empreendedores creditam todo o sucesso da sua empresa ao seu site principal. Seja ele o site do seu próprio serviço ou produto, ou uma página institucional onde é possível encontrar mais informações sobre o negócio, como preços e contatos. Esse pensamento não é errado, porém, não se aplica sempre e, principalmente, não funciona quando se trata de marketing.
Por que usar uma Landing Page?
Quando se decide investir em anúncios, seja no Facebook ou nas ferramentas de busca, é fundamental que o usuário seja levado para uma landing page. É uma página de entrada por onde o novo visitante chega ao site após clicar em um link patrocinado, ou em no resultado das ferramentas de busca. Essa estratégia otimiza as conversões e a geração de leads, aumentando o número de vendas. Mas não é o único objetivo. Abaixo explicamos quando e porque você deve usar uma landing page.
Destine seus anúncios a elas
Um dos maiores erros das campanhas de anúncios no Facebook que direcionam para uma página externa é não levar para uma landing page. Mesmo que seu site seja atrativo e bem feito, as chances de conversão serão menores, basicamente por dois motivos: primeiro que talvez o interesse que foi gerado pelo anúncio não será mantido dentro de um site maior; segundo que o excesso de informação pode atrapalhar seu funil de vendas.
Para resolver os dois problemas, o mais indicado é direcionar seus cliques vindos de anúncios para uma landing page. Essas devem explicar como seu produto ou serviço resolve o problema do usuário e, então, a partir dela, pedir que o cliente tome alguma decisão, como se cadastrar em uma caixa de e-mail marketing ou comprar o produto.
Essa estratégia, além de ser a mais recomendada, servirá para maximizar suas conversões com anúncios e aumentar o retorno sobre o investimento das suas campanhas. Mesmo que não se efetue uma venda, o impacto que a landing page causou pode trazer indicações, likes ou cadastros de e-mail que poderão ser ativados em outras campanhas no futuro.
Lançamento de novos produtos
Outro bom uso para landing pages é para fazer a apresentação de novos produtos ou serviços. A lógica por trás de tal estratégia é muito semelhante à de anúncios, porém, pode ser expandida como uma forma de marketing e divulgada por todas as redes sociais, e-mail marketing e assessoria de imprensa.
Utilizar uma landing page para divulgar um novo serviço o separa do site principal e não confunde os consumidores. Mais do que isso, permite que a comunicação e o conteúdo da página sejam extremamente focados nas vantagens do novo produto. Dessa forma, as chances de convencer seu cliente a se cadastrar para acompanhar o lançamento, ou até mesmo comprar o produto, aumentam significativamente.
Criar uma landing page é uma tarefa comum entre startups e empresas digitais. Incomum é otimizá-la para ter os melhores resultados em campanhas de anúncios ou lançamento de novos produtos. Aproveite essa oportunidade para ter um diferencial competitivo em relação à concorrência, aumentando sua base de clientes e suas vendas.