RankBrain, o novo algoritmo do Google
O RankBrain é uma atualização do Google que foi anunciado em outubro de 2015 e as informações foram confirmadas pela Alphabet.
A nova atualização recebeu esse nome pelo curioso fato de seus resultados se basearem agora em inteligência artificial.
Um dos objetivos é que o algoritmo passe a auxiliar o buscador no aprendizado da tarefa de trazer o resultado mais relevante para o usuário de maneira inteligente, é um novo passo para o algoritmo hummingbird lançado em setembro de 2013 que focava nos resultados baseados na semântica.
A ideia agora é que o próprio buscador faça os elos de busca entre as palavras através de uma intuição e que aprenda a forma que o usuário costuma buscar com o passar do tempo através dessa inteligência artificial evitando exibir resultados redundantes ou com sentido ambíguo.
Apesar da mudança isso não afetará a forma como o buscador classifica os resultados, é na verdade uma nova atualização do algoritmo hummingbird que já era utilizado.
Estima-se que cerca de 15% dos resultados de busca atuais passam pela atualização. A metodologia da ferramenta poderia ser definida como uma versão atualizada do Knowledge Graph que traz respostas a perguntas feitas no buscador e já é utilizado há mais de dois anos.
O principal diferencial do antigo modelo para o modelo novo está na taxa de acertos de busca que agora passa a ser 80% e não os “apenas” 70% dos seres humanos.