Analytics

Relatórios do Analytics dizem onde o seu site está perdendo dinheiro

O primeiro passo para entender os motivos de o seu site estar perdendo dinheiro é identificar a origem do problema. Isso significa, em suma, detectar quais etapas ou páginas específicas estão provocando o prejuízo. Mas, como fazer isso? O Google Analytcs pode te ajudar:

#1 Visualização do funil

Se o site possui um funil – páginas em uma ordem hierárquica de conversão em vendas – é preciso iniciar a análise por meio desse relatório. Isso porque, ele irá dizer qual a porcentagem de tráfego está “vazando” em cada momento do funil.

Por exemplo: um site que possui a homepage como primeira etapa do funil, com taxa de conversão para a próxima etapa do funil de apenas 3%. Fica claro onde está a maior parte do vazamento. Seguindo ainda esse exemplo, podemos ter uma homepage que funciona muito bem – faz a oferta específica e relaciona o preço – mas 97% do tráfego é: irrelevante; não tem interesse na oferta; ou não tem poder aquisitivo suficiente, ou seja, o problema não está na etapa do funil em si, mas em fatores externos a ele.

Portanto, permaneça atento ao conjunto de dados gerado pelo relatório antes de decidir em qual etapa é preciso fazer a otimização.

#2 Conversões por navegador

É possível que a perda de dinheiro do seu site esteja vindo, em parte, da incompatibilidade com os navegadores.

Para descobrir, basta analisar suas taxas de conversão por navegador (e suas respectivas versões). Um detalhe importante: faça a análise por categorias de dispositivos, ou seja, separando entre navegadores de desktop e aparelhos móveis.

Vamos supor que em um determinado relatório, tenham sido coletados os seguintes dados: Internet Explorer 11.0 converte em 7,24% enquanto a versão 8.0 é de 4,65% e a 9.0 é de 6,4%.

Vejamos: 7,24% versus 4,65% é uma diferença tão significativa que não pode ser advinda apenas de um comportamento navegacional ou tráfego de internautas. Conclui-se, portanto, que há “bugs” na compatibilidade do navegador com o seu site.

Nota: Ignore qualquer relatório que possua menos de 100 conversões por versão do navegador. Se o seu site possui baixo volume de tráfego, aguarde um período de tempo para fazer a análise com grandes amostras.

 

#3 Conversões por dispositivo

Embora seja semelhante ao item anterior, essa análise irá verificar isoladamente as conversões por dispositivo. Podem ocorrer, por exemplo, dificuldades de carregamento do seu site em aparelhos como Samsung Galaxy ou Nexus 4.

O que você deve considerar é a discrepância – caso haja! – das taxas de conversão entre aparelhos móveis. De um modo geral, os celulares, tablets e smartphones devem converter de forma semelhante aos desktops (no máximo 10% a menos).

Observe o volume total de tráfego móvel em seu site para ter uma visão geral da audiência. Se as suas conversões em dispositivos mobile não estiverem nem perto dos resultados de computadores convencionais, você, com certeza, está perdendo dinheiro.

Evidentemente, os resultados desse relatório podem variar de acordo com o que você vende. Além disso, já foi comprovado que até 90% dos usuários alternam de aparelhos para fechar uma compra. Assim, há uma grande probabilidade de que seus clientes estejam visitando seu site de um dispositivo móvel e, em seguida, finalizando a transação de um desktop.

 

#4 Alto tráfego e alta taxa de saída

Você trabalha duro para direcionar o tráfego do seu site, mas não sabe para onde ele está indo. Para descobrir é preciso analisar a relação conteúdo do site X todas as páginas. A ideia é fazer uma comparação entre as páginas mais acessadas e menos acessadas, obtendo resultados sobre a taxa de saída.

Há ainda, a taxa de rejeição – que mensura a recusa ao acesso de internautas que vieram de links externos, como pesquisas nos buscadores.

Identifique as páginas com melhor e pior desempenho e saiba qual delas está provocando perda de dinheiro.

 

#5 Baixa conversão de landing pages

Por fim, é preciso analisar as conversões resultantes de landing pages – afinal, o principal objetivo delas é aumentar o número de vendas ou contatos qualificados.

O segredo está em observar o volume do tráfego e relacioná-lo com a taxa de conversão. Descubra quais páginas com alto tráfego possuem retorno ruim. Ao identificá-las ficará mais fácil otimizá-las ou, alternativamente, tentar corrigir ou transferir o tráfego para uma landing page de desempenho superior.

 

Estar atento, portanto, aos relatórios do Analytics, te ajuda muito na hora de identificar o que precisa ser otimizado para que você não perca mais dinheiro. Avaliar a compatibilidade dos navegadores; o carregamento do seu site em dispositivos móveis; e as páginas com pior desempenho são algumas das primeiras dicas para você sair na frente na análise do seu site e na resolução de possíveis problemas.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.