10 dicas para criar um site de sucesso
A primeira vista criar um site profissional para sua empresa pode parecer uma tarefa árdua, mas com 10 dicas para criar um site de sucesso, especialmente se você não tem experiência em arquitetura web. Felizmente, existem algumas etapas práticas que podem garantir a construção de um site bem-sucedido.
Neste artigo, mostraremos como construir um site de sucesso para sua empresa com dez dicas simples. Analisaremos os pontos mais importantes e incluiremos alguns conselhos úteis para iniciantes no mundo da internet. Vamos começar!
1. Atenção ao tempo de carregamento do site
Um site com navegação agradável deve carregar em pouquíssimo tempo. Sites com extrema lentidão nas páginas fazem o usuário perder o interesse e fechar a janela.
Além disso, o tempo que um site leva para carregar é um dos fatores cruciais para o posicionamento no Google. Para garantir um site rápido, dessa forma evite trabalhar com imagens pesadas e excesso de plugins.
2. Utilize um sistema de cache
Esse sistema otimiza o desempenho de um site, realizando um armazenamento dinâmico da maioria dos dados. Um bom sistema de cache faz com que seu site seja carregado sem a necessidade de consultas à maioria dos bancos de dados, o que reduz o consumo de carga do seu servidor e logicamente o tempo de carregamento da sua página. Portanto através desse recurso é possível deixar o site bem mais leve.
3. Lembre-se da responsividade
Para obter um bom volume de tráfego em seu site, em outras palavras é importante que os usuários possam visualizá-lo não apenas em computadores, mas também em tablets e smartphones.
Dessa forma, invista em design responsivo, que se adapta a diferentes tamanhos de telas sem prejudicar os elementos gráficos e textuais. Ou seja além de atrair um grande número de visitantes, um site com responsividade obtém melhor ranqueamento em buscadores como Google e Bing.
4. Aposte em links amigáveis
Outro detalhe que melhora o posicionamento no Google é trabalhar com links claros e objetivos. Jamais crie endereços de páginas como:
“http://www.seusite.com.br/979924979498084hftyfghjshmaquiagempraverao”
Resumindo, procure criar páginas como:
“http://www.seusite.com.br/maquiagem”
Como resultado as URLs simples são excelentes para a otimização do site e também evitam desconfianças por parte do internauta. Afinal, ninguém se sente seguro ao ver uma URL longa e estranha que mais parece um link de vírus.
5. Foque na geração de leads
Disponibilize materiais ricos como artigos, e-books, newsletters e outras ofertas de conversão para transformar visitantes em leads.
O ideal é fazer isso desde o primeiro dia de funcionamento do site. Dessa forma, você conseguirá vários contatos qualificados para sua estratégia de marketing digital.
6. Faça análise de dados
Em primeiro lugar descubra a origem do seu tráfego (redes sociais, e-mail marketing, links patrocinados, etc.) e avalie quais conteúdos têm maior taxa de engajamento.
Logo o objetivo é identificar o comportamento do seu público para otimizar a estratégia. Por exemplo, se a maior parte do tráfego vem de links patrocinados, por fim vale a pena investir mais verba nessa tática do que em outras.
7. Mantenha o site atualizado
Não há nada mais frustrante do que um site sem informações relevantes. No momento em que o internauta percebe que o site está completamente abandonado, como resultado ele desiste de navegar e acaba procurando outra empresa.
Por último, abasteça seu site com conteúdos interessantes e envolventes. Por exemplo, se você tem um restaurante, publique promoções, mostre o menu completo e tenha fotos atrativas.
8. Coloque seus dados de contato
Ao navegar em um site institucional, o internauta pode manifestar o desejo de ligar para a empresa, enviar um e-mail ou até mesmo fazer uma visita presencial. Por isso, não se esqueça de incluir dados como telefone, Whatsapp, endereço, e-mail e redes sociais. Ao receber qualquer contato originado em seu site, responda o mais rápido possível com atenção e cordialidade.
9. Pense como o internauta
Ao arquitetar o seu site, priorize uma estética agradável, que seja confortável aos olhos e guie o usuário de forma simples pelas páginas. Afinal evite informações labirínticas e construa menus fáceis, que tornem a navegação fácil e objetiva.
10. Utilize CTAs (Call to action)
Se o seu objetivo é criar um site de vendas, portanto não se esqueça de aplicar “chamadas para ação” ao longo dos conteúdos do site. Juntamente com botões em locais estratégicos, sempre guiando o internauta para o momento da compra.
Outra dica importante é inserir “provas sociais” sobre a qualidade do seu produto ou serviço. Além disso você pode coletar depoimentos, opiniões e feedbacks de outros compradores e posteriormente publicá-los em um local específico do site.
Gostou dessas dicas? 10 dicas para criar um site de sucesso, então, não deixe de conferir os outros artigos do nosso blog!