Marketing nas redes sociais: como fazer?
Redes sociais como Facebook e Instagram permitem gerar envolvimento, conexão e interação com potenciais clientes, como fazer o marketing nas redes sociais aumentando significativamente as oportunidades de novos negócios.
Mas engana-se quem pensa que o marketing nas mídias sociais é um trabalho simples. Não basta abrir uma conta e postar algumas coisas sobre seus produtos ou serviços. Na verdade, é necessário muito mais que isso…
Uma estratégia poderosa nas mídias sociais requer um estudo aprofundado sobre o público-alvo e a elaboração de conteúdos realmente relevantes, que sejam capazes de esclarecer dúvidas, oferecer dicas ou trazer novidades para os seus seguidores.
Veja, a seguir, algumas ideias para iniciar suas táticas de marketing nas redes sociais:
1- Conhecendo seu público
Antes de tudo, identifique quais redes sociais seus potenciais clientes utilizam, os tipos de postagens com as quais eles se envolvem, quais são seus interesses e o mais importante: como você pode agregar valor. Tudo isso, combinado com seus próprios objetivos, formará sua estratégia inicial.
Dessa forma a próxima etapa é decidir quanto tempo/esforço está disposto a comprometer. Postar uma vez por semana, toda semana com um conteúdo interessante que seu público aprecie, em outras palavras é muito melhor do que postar 20 vezes em um dia e depois não fazer nada por um mês.
Após começar as postagens, é importante se engajar com as respostas que você receber, seja através de mensagens ou comentários, e estar preparado para reagir de forma cordial a qualquer assim como feedback negativo.
Uma vez iniciada a estratégia, é hora de começar a coletar dados para descobrir o que está ou não funcionando, e ir ajustando as postagens conforme o grau de engajamento dos seguidores. Tentar conteúdos diferentes é uma boa maneira de ver o que ressoa com o seu público e quais redes sociais funcionam melhor para sua empresa.
2- Construindo uma audiência
Essa pode ser a parte mais difícil. É claro que você pode pedir a colegas e amigos para seguir o seu perfil, mas é improvável que isso atinja os resultados que você deseja. O que você realmente busca é alcançar clientes em potencial. Aqui estão nossas principais dicas para obter e aumentar um público:
- Peça aos seus fornecedores e clientes para ajudá-lo, seguindo, curtindo e compartilhando sua página e seu conteúdo.
- Utilize anúncios pagos para construir sua audiência. A publicidade nas redes sociais é incrivelmente direcionada e pode ser uma ótima maneira de ganhar novos seguidores.
- Faça parcerias com influenciadores. Dependendo do seu produto / serviço, você pode pagar às pessoas com um grande número de seguidores para promover o seu negócio para você.
- Faça com que seja simples para os internautas encontrarem você, adicione links à sua página, endereço, site, e-mail e outros dados de contato.
- Escolha uma plataforma para começar e concentre-se em aumentar seu público primeiro. Depois, você pode adicionar outra rede e incentivar, por exemplo, seus seguidores no Facebook a também segui-lo no Instagram.
- Tente não ficar desanimado, pode levar algum tempo para construir um público, mas ele crescerá exponencialmente, então aguente firme!
3- Postando conteúdo relevante
É aqui que muitas empresas erram. É muito fácil simplesmente postar links para seus produtos e serviços. Você realmente acredita que tem a melhor oferta e, no final das contas, deseja que as pessoas comprem de você. Mas, ao adicionar muitas postagens do tipo “compre, compre, compre”, será difícil atrair novas pessoas e provavelmente acabará perdendo aquelas que já possui.
Os internautas estão procurando por você para agregar valor às suas vidas de alguma forma. Se você possui uma empresa de limpeza de carpetes, poste dicas sobre como manter seus carpetes com aparência de novos, um vídeo mostrando como funciona o processo de limpeza, os melhores aspiradores para remover pelos de animais de estimação, como cuidar de diferentes tipos de carpetes, etc. Há muitas coisas interessantes sobre as quais você pode falar, seja qual for o seu negócio.
Portanto você também pode postar promoções e ofertas, mas mantenha um equilíbrio entre conteúdos publicitários e informativos para garantir o engajamento do seu público. Ou seja o segredo é mantê-lo atualizado, adicionar sua própria personalidade ao que você publica e, acima de tudo, ser consistente em sua abordagem.
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