ROI

O que é ROI? Descubra se seus investimentos estão valendo a pena.

Muitas empresas ainda relutam quando pensam no investimento em marketing digital. Isso acontece, principalmente, porque ainda são poucas as que conseguem medir o retorno nesse tipo de investimento – parece bobeira, mas é comum encontrar empresários que não sabem por onde começar a medir os investimentos / não se lembram de manter o hábito de acompanhar o crescimento dos negócios.

Por isso, é importante entender como o ROI influencia no progresso das ações demarketing.

ROI, ou retorno sobre investimento, é um termo bastante comum no mundo dos negócios usado para identificar retornos financeiros, tanto passados como potenciais. Empreendedores e executivos olham para o ROI de um projeto pois ele indicará o quanto tal projeto foi ou será bem-sucedido.

Ter uma noção clara desses dados ajuda o empreendedor a gerir melhor sua empresa. Pensando nisso, abaixo exploraremos as definições de ROI, ROMI, suas aplicações e técnicas de medição.

O que é ROI?

O retorno sobre investimento é a relação simples entre a quantidade de dinheiro ganho ou perdido como resultado de um investimento. Ou seja, quanto você ganhou diante de quanto você gastou.

O ROI lhe dirá se você está usando seu dinheiro de forma inteligente. Investidores profissionais avaliam o potencial ROI de uma empresa comparado com outros investimentos que ele poderiam fazer. Por exemplo, você pode ter um retorno melhor investindo na empresa do seu sobrinho ou seria melhor partir para o mercado de ações?

A fórmula mais simples para se calcular o ROI é:

roi

 

Mas por que calcular seu ROI?

O ROI serve de medida para avaliar o desempenho de um investimento. Dessa forma, é possível entender o que está funcionando e o que não está dentro de uma empresa. Mais do que isso, através dele gestores tomam decisões sobre como realizar seus investimentos.

Para se chegar numa métrica ROI eficiente é fundamental que a empresa entenda o que isso significa para ela e como afeta seus objetivos. Traçar metas realistas e monitorá-las constantemente é importante, já que a taxa de retorno pode variar significativamente em pequenos períodos, em especial durante ações promocionais ou datas específicas. Lojas virtuais, por exemplo, terão lucros maiores no fim do ano, perto do Natal, o que afetará o ROI.

Acompanhar o ROI é fundamental para aprimorar e otimizar os investimentos da sua empresa. Um dos benefícios do marketing digital é conseguir mensurar os resultados em tempo real. Isso auxilia na correção de possíveis problemas e na visão mais rápida de novas oportunidades no mercado.

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