Se aproxime dos seus clientes tenha um blog
Primeiramente o blog é uma ferramenta de comunicação e compartilhamento de ideias muito conhecida e muito utilizada pelo mundo afora portanto uma febre entre os internautas. Contudo o que muitas pessoas ainda não perceberam é que o blog também pode ser uma ótima ferramenta de marketing digital, logo proporcionando interatividade com as pessoas.
Como ter sucesso em um blog?
Definitivamente não basta criar um blog e deixá-lo parado. Ele precisa ser atualizado constantemente com conteúdo de qualidade juntamente com informações sobre a empresa bem como produtos e serviços, novidades, promoções, entre outros em outras palavras há diversos desafios. Dessa forma a importância de utilizar o marketing de conteúdo como estratégia para compartilhar informações interessantes para os usuários. Portanto para ter sucesso com um blog, toda via é preciso seguir algumas estratégias.
Blog corporativo
As empresas que já possuem um blog corporativo saem na frente da concorrência, pois conseguem estreitar uma relação com os clientes, criar um vínculo, se aproximar de novos clientes através das informações prestadas e ainda conhecer melhor o seu público, logo saber o que ele deseja e quais as opiniões dele sobre a sua marca.
Entendendo melhor o seu cliente
Definitivamente o blog ajuda a entender melhor o que seus consumidores querem e o que pensam de sua marca ou produto ainda assim auxiliando a empresa a entender suas falhas e se aprimorar constantemente e assim crescer e conquistar novos clientes afinal.
Estudos apontam
Quer um resultado prático? Por exemplo está nos e-commerces que possuem um blog. De acordo com pesquisas apontam que essas lojas virtuais conseguem o triplo de visitas e 2,5 vezes mais consumidores. Os dados são ainda mais animadores para as empresas que utilizam as técnicas de SEO. O número de visitas aumenta mais de 10 vezes e a quantidade de clientes, mais de 5 vezes como resultado.
Tenha um objetivo claro
De antemão antes de criar um blog, você precisa definir o porquê de você querer criá-lo. Logo você pode gerar autoridade, ganhar dinheiro, atrair leads e potenciais clientes, gerar negócios, ou nesse meio tempo simplesmente trocar informações dessa forma. A partir desse objetivo, você poderá nortear toda a sua estratégia.
Defina as personas
A princípio uma persona caracteriza-se como um personagem criado para ajudar a empresa a compreender melhor quem é o seu público-alvo e quais são suas necessidades. Assim como a persona possui características mais conclusivas e ricas, como, por exemplo, detalhes sobre hábitos, perfil profissional, vida pessoal, etc. Ou seja é através desse conhecimento que a empresa vai determinar os temas bem como as palavras-chave e os objetivos de cada conteúdo produzido dessa forma.
Espalhe botões de compartilhamento
Todo mundo quer ter visibilidade, não é? E, assim também, é importante que você estimule seus leitores a compartilhar seus conteúdos, inserindo botões de compartilhamento social. Mas para que esses leitores sintam vontade de disseminar o que você produz, apesar disso ressaltamos novamente que você precisa entregar conteúdo de qualidade. Portanto ao final de cada post, no e-mail marketing ou nas redes sociais, sempre lembre ao leitor que com apenas um clique ele poderá compartilhar e ajudar juntamente com outras pessoas que também possam estar interessadas.
PERCEBEU?
Consegue perceber que quanto mais relevante o blog da sua empresa, maior a visibilidade de seus produtos e serviços? Com um conteúdo relevante e bem desenvolvido, você consegue gerar demanda, ativar venda e ainda reter seu cliente. Ou seja, seu blog participa ativamente de todo o funil de marketing.